Cinema – Animação: Detona Ralph

-> CONTÉM SPOILER! não muitos, mas tem.

A única coisa que consegui pensar a primeira vez que terminei de assistir (assisti muito mais de uma, rs) foi ‘como eu não pensei nisso antes?’. É de longe uma das melhores animações recentes da Disney.
Detona Ralph (título original Wreck-it Ralph) foi lançado em 2012, mas só chegou ao Brasil em janeiro deste ano. Fiquei curiosa desde o começo quando li que a animação se passaria em um fliper! Fliperama para os leigos, rs!

O filme trata sobre o que acontece quando o fliper fecha, a vida dos personagens de videogame, incluindo os vilões. E aí que entra o Ralph (dublado pelo Tiago Abravanel, parente do Silvio Santos), ele é o ‘vilão’ de um jogo dos anos 80,  o Conserta Felix, onde ele quebra um prédio todo e o Conserta Felix Jr. (quem dubla é o Rafael Cortez, apesar de as vezes parecer o professor Tibúcio Marcelo Tas) usa o martelo mágico que ganhou de seu pai para consertar tudo e ganhar uma medalha.
E no aniversário de 30 anos do jogo, Ralph é excluído da festa, o que faz ele ir na reunião dos Vilões Anônimos, onde você pode ver os mais famosos vilões dos games. Mas a vida de vilão não agrada Ralph que, é acusado de querer virar Turbo, decide ir em busca de uma medalha dourada e ter o reconhecimento dos outros personagens de seu jogo. Ao sair do mundo de 8bits, ele vai parar em um jogo novo, de tiro em primeira pessoa em alta definição. Após causar uma grande confusão, Ralph consegue ganhar sua medalha. Mas aí o personagem com mãos gigantes vai parar em um jogo todo feito de doce, Sugar Rush, e conhece a fofíssima Vanellope von Schweetz (dublada pela Marimoon, mas nem dá pra percerber) que pega a medalha de Ralph. Ele vai atrás dela e vê que ela usa sua medalha para participar de uma corrida e descobre que a pequena é um ‘bug’. Ao ver como o ‘bug’ é tratado pelos outros personagens, Ralph decide ajudá-la. Eles se metem em altas aventuras, causam uma bagunça gigante no mundo dos doces, descobrem uma amizade sincera (fica mais legal se você ler com a voz do narrador da Sessão da Tarde). Enquanto isso, Conserta Felix Jr. com a sai a procura de Ralph pelo mundo dos games. O filme tem um momento dramático, quando Ralph é enganado pelo Rei Doce e para proteger sua amiguinha acaba destruindo sua chance de correr. Mas tirando isso, o filme é bem alegre. O fim da animação é bem fofo e emocionante. A trilha sonora é boa, mas não a altura da animação.

Existem várias referências a outros jogos existentes (Sonic, Mortal Kombat, Pacman e qualquer um de tiro em primeiro pessoa com insetos alienigenas gigantes que se multiplicam facilmente), além outras referências como o monte de Mentos em cima de um lago de Coca-cola, o doce quebra-queixo, a torcida de doces ‘with nuts’ (essa tem que entender de inglês). O que é bem bacana de se ver, mas não creio que a criançada tenha entendido tudo.

Os produtores disseram que o Mário (é, aquele Mário! To falando o jogo) não entrou nesse filme por ‘falta de tempo’ e deram a entender levemente que haverá continuação. Se você não viu no cinema, pode ver Detona Ralph em DVD. O lançamento foi no dia 10 de abril.

Detona Ralph foi indicado ao Oscar e era um dos favoritos ao lado de Frankenweenie (de Tim Burton), mas não ganhou. O vencedor foi Valente, o pior filme mais fraco da história da Pixar. Um pena! A animação, enredo, o tempo para piada, a moral da história e a trilha sonora de Detona Ralph são infinitamente melhores que Valente.

A grande crítica a Detona Ralph foi que era um filme de menina que se vende como filme de menino. Triste saber que existem pessoas que pensam que games ainda são coisas de meninos. Pra mim, o único problema de Detona Ralph foi ter demorado quase dois meses para chegar aos cinemas brasileiros.

KEEP ROCKING!

Anúncios

Comentários

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s